Fonoaudiologia

É a profissão da área da saúde responsável pela prevenção e tratamento das alterações da voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem. Cuida das questões relacionadas à comunicação oral e escrita.

Voz › Problemas no tom ou timbre da voz. Alterações nas pregas vocais.

Fala › Crianças que demoram para falar ou emitir as primeiras palavras, troca de letras, gagueira.

Linguagem › Crianças que apresentam atraso no desenvolvimento global, retardo de linguagem, problemas na comunicação, em compreender ou se expressar de forma adequada.

Audição › Terapia para crianças com problemas auditivos, prevenindo ou tratando de dificuldades na fala e na linguagem.

Aprendizagem › Problemas na aprendizagem formal, dificuldades na leitura, troca de letras na escrita, letra ilegível e problemas com cálculo.

Motricidade oral › Problemas relacionados à musculatura da face, lingua e bochechas que prejudicam a sucção, mastigação, deglutição e respiração, causando alterações na arcada dentária ou na fala. Também reabilita os movimentos faciais após uma lesão de paralisia.

Dicas: O posicionamento da língua de modo errado pode interferir na produção adequada dos fonemas. É importante corrigir. Respirar pela boca prejudica a atenção e aprendizagem. É importante aprender exercícios respiratórios específicos.