É a profissão da área da saúde responsável pela prevenção e tratamento das alterações da voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem. Cuida das questões relacionadas à comunicação oral e escrita.
Voz › Problemas no tom ou timbre da voz. Alterações nas pregas vocais.
Fala › Crianças que demoram para falar ou emitir as primeiras palavras, troca de letras, gagueira.
Linguagem › Crianças que apresentam atraso no desenvolvimento global, retardo de linguagem, problemas na comunicação, em compreender ou se expressar de forma adequada.
Audição › Terapia para crianças com problemas auditivos, prevenindo ou tratando de dificuldades na fala e na linguagem.
Aprendizagem › Problemas na aprendizagem formal, dificuldades na leitura, troca de letras na escrita, letra ilegível e problemas com cálculo.
Motricidade oral › Problemas relacionados à musculatura da face, lingua e bochechas que prejudicam a sucção, mastigação, deglutição e respiração, causando alterações na arcada dentária ou na fala. Também reabilita os movimentos faciais após uma lesão de paralisia.
Dicas: O posicionamento da língua de modo errado pode interferir na produção adequada dos fonemas. É importante corrigir. Respirar pela boca prejudica a atenção e aprendizagem. É importante aprender exercícios respiratórios específicos.
Nossa equipe conta com psicólogas orientadas pela psicanálise. No caso das crianças, muitas vezes são os responsáveis que buscam o tratamento. É preciso então oferecer-lhes um espaço de escuta para construir as coordenadas da situação-problema que se apresenta. A partir daí, a escuta da criança será importante para que ela possa falar do que lhe incomoda à sua própria maneira, muitas vezes mediado por jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas, que lhe permitam se expressar, pela fala ou não. A orientação psicanalítica permite que evitemos respostas pré-determinadas sobre as dificuldades apresentadas, abrindo espaço para uma pergunta sobre a relação de cada sujeito com o que localiza como sendo seus problemas, mesmo quando é difícil dar-se conta disso.
Consideramos que o desenvolvimento infantil se dá por movimentos lógicos, isto é, que ao longo das experiências da vida, algumas se apresentam como impasses, para os quais será necessário inventar respostas para seguir adiante e encontrar novos impasses, e assim por diante. Essas respostas serão necessariamente singulares, já que as experiências também foram únicas. Muitas vezes é possível fazer essa construção sozinho, mas às vezes é preciso uma forcinha. O psicólogo pode entrar nesse jogo como um parceiro dessas invenções, que não terá as soluções prontas, mas ajudará a construí-las.
É a área de estudo que investiga as dificuldades no processo de aprendizagem. Olhar diferenciado, que trabalha a relação da criança com o objeto de conhecimento.
- Esclarece os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem.
- Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados.
- Proporciona ao sujeito a possibilidade de redimensionar suas atitudes em níveis mais complexos, ampliando sua capacidade de ação.
Na terapia, a criança reconstrói o seu processo de aprendizagem, organizando de uma forma diferente a maneira de se aproximar daquele conteúdo, transformando-se em um sujeito capaz, criativo, interessante e autônomo.